Telos Empreendimentos Culturais

Fronteiras do Pensamento

FILMES

DOCUMENTÁRIO

Para Compreender o Século XXI

Documentário de Richard Tavares e Davi Pretto, produzido em 2012, convida os conferencistas Luiz Felipe Pondé, Garry Kasparov, Lygia Veiga da Pereira e Sylvia Earle a compreenderem o século XXI através das perguntas: onde nós vivemos? E em qual época?
Entre opiniões, teses e dissertações, encontra-se uma unidade nos discursos de todos eles, que nos leva a novas questões: quem somos nós e em qual era estamos vivendo?

Encontros e Dissonâncias

Documentário de Camila Gonzatto, produzido em 2012, onde os escritores Alain de Botton, Edgar Morin, Fredric Jameson, Mohsen Makhmalbaf e Orhan Pamuk conversam com pensadores e artistas brasileiros, criando um diálogo a partir de suas teorias e construindo uma reflexão sobre a identidade no mundo atual.

Memória Fantasma

Documentário de Pedro Zimmermann, produzido em 2011, é um exercício cinematográfico que examina de que maneira nossos relatos autobiográficos se formam, discutindo a relação entre memória, identidade e imaginação. No decorrer da realização do filme, renomados intelectuais foram convidados a abordar o assunto sob diferentes ângulos, construindo um discurso que envolve a contribuição da linguística e da neurociência. Este filme foi viabilizado com o fomento da Ancine.

Horizonte Flutuante

Documentário de Vicente Moreno, produzido em 2011, onde sete pensadores de renome internacional são instigados a apontar quais seriam as grandes questões que deveríamos nos perguntar em meio a uma crise do conhecimento, em que parâmetros e hierarquias são cada vez mais difusos.

Arte, Ordem e Caos

O filme de Pedro Zimmermann, produzido em 2007, traz uma visão da relação arte e ciência, já que ambas buscam sistematizar o mundo, criando uma lógica exata ou emocional para o caos à nossa volta. O documentário investiga o processo de criação artística e o seu significado no mundo contemporâneo. Este filme faz parte da série de quatro documentários idealizada no decorrer da primeira edição do Fronteiras do Pensamento, tendo como temática a arte, a cultura, o mundo e o pensamento.

Arroba

O documentário de Hique Montanari, produzido em 2007, conta com a presença dos pensadores Luc Ferry, Pierre Lévy, Donaldo Schüler e Mark Dery, que fazem uma reflexão sobre os efeitos da conectividade na vida humana. A hostilidade do homem é colocada em pauta e associada à mudança da comunicação nos últimos anos. Este filme faz parte da série de quatro documentários idealizada no decorrer da primeira edição do Fronteiras do Pensamento, tendo como temática a arte, a cultura, o mundo e o pensamento.

Transversais

O documentário de Guilherme Castro, produzido em 2007, tem a cidade como um cenário surpreendente e movimentado, abordando os grandes temas da humanidade com um questionamento central: o que move as pessoas comuns no mundo contemporâneo? Este filme faz parte da série de quatro documentários idealizada no decorrer da primeira edição do Fronteiras do Pensamento, tendo como temática a arte, a cultura, o mundo e o pensamento.

Dança do Pensamento

O documentário de Marta Biavaschi, produzido em 2007, busca estabelecer uma linguagem entre as pessoas e o universo, indo desde os mitos da criação do mundo até a subjetividade das narrativas contemporâneas. Este filme faz parte da série de quatro documentários idealizada no decorrer da primeira edição do Fronteiras do Pensamento, tendo como temática a arte, a cultura, o mundo e o pensamento.

CURTA-METRAGEM

Garry

A metanarrativa Garry de Richard Tavares e Bruno Carboni, produzido em 2012, mostra um jovem cineasta tem um sonho ousado: fazer um filme no qual ele joga xadrez com o maior enxadrista de todos os tempos, Garry Kasparov. Durante a partida, o jogador faz contundentes comentários sobre a personalidade dos artistas, o poder da estratégia, o aprendizado da tomada de decisões e da derrota. Este filme venceu Melhor Montagem, Melhor Diretor e Prêmio Exibição Curtas Gaúchos na 40ª edição do Festival de Gramado. Na 3ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens de Natal | Curta Goiamum, venceu como Melhor Montagem para Bruno Carboni.

De Passagem

O filme de Davi Pretto, produzido em 2012, mostra o cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf que está de passagem por Porto Alegre, extremo sul do Brasil. Um jovem e inexperiente diretor da cidade se encontra com ele para conversar sobre a relevância do cinema.

Ensaios Visuais

Cinco filmes de curta metragem apresentam como personagens alguns dos artistas que passaram pelo palco do Fronteiras do Pensamento em sua segunda edição.

Dois Andares

O filme de Márcio Schoenardie, produzido em 2008, mostra duas maneiras diferentes de ver e fazer arte. Beto Brant e José Padilha, dois importantes cineastas brasileiros contemporâneos, apresentam as suas ideias e opiniões sobre ficção e a influência da realidade em suas obras.

Teatro de Titãs

O filme de Fernando Belens, produzido em 2008, é protagonizado por Fernando Arrabal e discute mitologia, arte e revela os caminhos pelos quais passou a criação artística do século XX e o destino do teatro no século XXI.

De Volta ao Quarto 666

O filme de Gustavo Spolidoro, produzido em 2008, é protagonizado por Wim Wenders e discute sobre o futuro do cinema. Vencedor de Melhor Filme da Mostra Gaúcha no 37º Festival de Cinema de Gramado e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Curta-metragem Documentário.

What Are You Looking For?

O filme de Camila Gonzatto, produzido em 2008, aborda os caminhos, os passos e o tempo do músico e compositor norte-americano Philip Glass, figura lendária da cultura, colaborador de artistas como Allen Ginsberg, Woody Allen e David Bowie.

O Passageiro Obscuro

O filme de Davi de Oliveira Pinheiro, produzido em 2008, é uma viagem pela mente do cineasta David Lynch, brinca com a questão das barreiras da linguagem, com personagens falando diferentes idiomas.

Peixe Vermelho

O filme de Andréia Vigo, produzido em 2009, é um curta-metragem de ficção com a participação do cineasta David Lynch, ganhador de quatro prêmios da Mostra Gaúcha no 38º Festival de Cinema de Gramado e do Prêmio Especial do Júri no Lady Filmmakers Film Festival de Los Angeles.

ENTREVISTA

Zygmunt Bauman

Entrevista exclusiva concedida a Fernando Schüler e Mário Mazzilli em 2011 na casa do sociólogo polonês Zygmunt Bauman em Leeds, Inglaterra. O cenário propicia uma entrevista histórica e exclusiva que apresenta os principais desdobramentos da "sociedade líquida". É a pós-modernidade o fim ou o início de uma era? Qual o papel da comunidade na era da rede? E o futuro da democracia? Bauman embasa as grandes questões da contemporaneidade interligando passado, presente e futuro com a coerência de um dos mais renomados pensadores da atualidade.

Vandana Shiva, Cameron Sinclair e Enrique Peñalosa

Entrevistas gravadas pouco antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no mês de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro, para discutir a renovação dos compromissos globais com o meio ambiente.
A partir de uma iniciativa da Braskem – com o intuito de fomentar reflexões complementares à Rio+20 –, foram convidados três pensadores internacionais. Vandana Shiva, Cameron Sinclair e Enrique Peñalosa tratam sobre o tema do desenvolvimento sustentável no mundo contemporâneo

CONFERÊNCIA

Mia Couto

Conferência realizada em 2012 com o tema "Repensar o Pensamento". Para Mia Couto, o pensamento foi feito para superar as fronteiras, é uma visita ao impossível. A nossa tendência a confundir ideias novas com informação recente nos torna cada vez mais quem já fomos. Precisamos vencer essa prisão e reinventar a nossa aldeia. Este foi o convite feito pelo escritor Mia Couto à plateia do curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento. Uma conferência sobre culturas e identidades; uma travessia ao encontro da alteridade.