Telos Empreendimentos Culturais

Fronteiras do Pensamento

PUBLICAÇÕES

Pensar a Cultura

Primeiro livro de uma série que se propõe a colocar em discussão os temas mais instigantes do mundo contemporâneo. Pensar a cultura reúne o pensamento de grandes artistas e intelectuais – entre eles, dois ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, os romancistas Mario Vargas Llosa e Orhan Pamuk – em torno das questões culturais. O debate é ampliado com a publicação das conferências do cineasta Wim Wenders, do escritor Michel Houellebecq, do jornalista Tom Wolfe e do escultor Richard Serra. Para completar, uma entrevista do crítico Tzvetan Todorov e um artigo do romancista Mia Couto. Livro organizado por Cassiano Elek Machado e publicado pela Arquipélago Editorial em 2013.

Afrontar Fronteiras

Publicação que reflete sobre a obra de conferencistas recentes quese apresentaram no Fronteiras do Pensamento, vindos de importantes centros do Brasil e do exterior. O livro aborda os seguintes temas: o cérebro, a mente, a máquina, a cultura erudita, a cultura popular, a violência, o trabalho, a mulher, a globalização. Livro de Donaldo Schüler publicado em 2012 pela Editora Movimento, vencedor de Livro do Ano e Ensaio de Literatura e Humanidades no Prêmio Açorianos de Literatura 2012.

Extremos Contemporâneos

Publicação que traz a coletânea de reflexões de intelectuais conectados com suas especialidades, em que o extremo é contemporâneo e ocupa as telas com uma realidade virtualmente enigmática. Extremos Contemporâneos busca o famoso caminho do meio: a dialógica complexa que abre horizontes e jamais fecha as bifurcações. Material organizado por Fernando Schüler e Juremir Machado da Silva, publicado em 2011 pela Editora Sulina.

Fronteiras do Pensamento – Ensaios sobre cultura e estética

O livro traz o conteúdo da fala dos conferencistas da segunda edição do Fronteiras do Pensamento, entre eles Edgar Morin, Sylvère Lotringer, Jurandir Freire Costa, Tariq Modood, Ayaan Hirsi Ali, Renato Mezan, Beatriz Sarlo, Simon Schama, Affonso Romano Sant’Anna, Philip Glass, Richard Serra, Bob Wilson, Gerald Thomas, Fernando Arrabal, Fabrício Carpinejar, Pedro Juan Gutiérrez, Sérgio Ramirez, Milton Hatoum, Beto Brant, José Padilha, Wim Wenders, David Lynch e Daniel Libeskind. Material organizado por Gunter Axt e Fernando Schüler e publicada em 2010 pela Editora Civilização Brasileira.

Fronteiras e Confrontos

Donaldo Schüler se debruça sobre as conferências da terceira edição do Fronteiras do Pensamento. O trabalho organiza em quatro grandes temas as proposições dos conferencistas e as ideias definidas no diálogo com o público do curso em Porto Alegre. Os temas “Fronteiras”, “O homem”, “Ética” e “Lugares” mostram a aguda percepção com que o consultor acadêmico do Fronteiras estabeleceu cortes transversais e realizou costuras inéditas dos assuntos abordados e dos problemas emergentes da contemporaneidade. Publicado em 2010 pela Editora Movimento.

Fronteiras do Pensamento – Retratos de um mundo completo

O livro reúne, na íntegra, o conteúdo da fala dos conferencistas da primeira edição do seminário internacional Fronteiras do Pensamento, entre eles Paul Kennedy, Paulo Renato Souza, Luc Ferry, Robert Darnton, Guy Sorman, Peter Burke, Jorge Castañeda, Marcelo Portugal, Bernard-Henri Lévy, Marcelo Gleiser, Jean-Pierre Lebrun, Charles Melman, Roger Chartier, Sandra Jatahy Pesavento, Patrick Dixon, Jon Elster, Roberto Romano, Mark Dery, Donaldo Schüler, Timothy Garton Ash, Fernando Gabeira, Peter Greenaway, Michelangelo Bovero, Celso Lafer, Pierre Lévy, Marshall Berman, Henri-Pierre Jeudy, Immanuel Wallerstein, Nelson Boeira, Jon Lee Anderson, Carlos Alberto Montaner, Asne Seierstad, Moacyr Scliar, Cristopher Hitchens, Camille Paglia, Antoni Muntadas, Michel Maffesoli e Michel Houellebecq. Organizada por Juremir Machado da Silva, Gunter Axt e Fernando Schüler, a obra foi publicada em 2008 pela Editora Unisinos.

Cadernos de Estudos Fronteiras do Pensamento

Coleção de três livros paradidáticos, direcionada aos professores do ensino médio. O material representa a transposição das ideias dos 40 conferencistas que passaram pela primeira edição do seminário internacional Fronteiras do Pensamento, adaptado conforme a perspectiva dos autores Antonio Hohlfeldt (Arte e Cultura), Voltaire Schilling (Mundo) e Juremir Machado da Silva (Pensamento).

Rio Grande em debate: conservadorismo e mudança

O livro propõe a aplicação de algumas das ideias discutidas na primeira edição do Fronteiras do Pensamento à realidade regional. Material organizado por Nelson Boeira e publicado em 2008 pela Editora Sulina.

Fronteiras: arte e pensamento na época do multiculturalismo

Livro de ensaios introdutórios, a partir de abordagens de relevantes intelectuais como José Antônio Tavares, Raúl Rojo, Evandro Menezes de Carvalho, Ronald Otto Hillbrecht, Marco Antônio Oliveira de Azevedo, Stefano Florissi, Olgária Matos, Peter Burke, Ruben Oliven, Edson Luiz André de Sousa, Kathrin Rosenfield, Donaldo Schüler, Luís Augusto Fischer e Cristiane Freitas nas áreas de economia, sociologia, direito, filosofia, antropologia, história, psicanálise, literatura e cinema, dentre outras. Material organizado por Marília Barcellos e Fernando Schüler e publicado em 2006 pela Editora Sulina.