Telos Empreendimentos Culturais

Fronteiras do Pensamento

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão, cada um a seu modo, na vanguarda nas mais diversas áreas de pesquisa e pensamento.


O projeto acontece em diversos estados do País. Temas, ideias e personalidades que moldam o nosso tempo ocupam os palcos de um seminário que já está na sua sétima edição anual em Porto Alegre e na sua terceira edição na cidade de São Paulo. O seminário é sediado nos principais centros culturais das cidades para a formação de grandes plateias que acolhem mais de 1.200 participantes e oferecem uma infraestrutura que permite o encontro com os grandes pensadores de nossa época. O desafio de compreender o século XXI estendeu-se também com edições especiais em Salvador e Florianópolis, atendendo, assim, o objetivo do Fronteiras de contribuir com o desenvolvimento cultural das grandes cidades.


O curso de altos estudos direciona, assim, seu foco para a análise da contemporaneidade e perspectivas para o futuro, tendo como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Originários de regiões díspares, com visões distintas e muitas vezes conflitantes, os conferencistas dirigem suas análises para a compreensão deste século, formando, no conjunto de palestras ao longo do ano, uma linha plural e interdisciplinar de pensamento. Dessa forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, os maiores pensadores em atuação.


É próprio do pensamento se espalhar com a potência criativa que o torna incontrolável.

O Fronteiras do Pensamento atravessa os limites de suas conferências e também se expressa em outros produtos culturais e pedagógicos, levando a força de suas ideias a muitos e diversos públicos.